Curdos e exército da Síria se unem contra Turquia

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Damasco e a milícia curda YPG fecharam acordo que prevê envio de tropas do exército sírio ao enclave curdo de Afrin no norte da Síria. Objetivo é fazer frente a uma operação militar da Turquia.

A milícia curda Unidades de Proteção Popular (YPG) chegou a um acordo com o governo da Síria para o envio de tropas sírias para o enclave curdo de Afrin, que é alvo de uma ofensiva da Turquia, informou nesta segunda-feira (19/02) a agência de notícias oficial Sana.

De acordo com informações da DW:

O acordo prevê o destacamento de efetivos leais ao presidente Bashar al-Assad para a fronteira entre Afrin e a Turquia para impedir que tropas turcas ocupem essa região da província síria de Aleppo.

A televisão oficial síria noticiou que as forças pró-governo deverão entrar no enclave de Afrin nas próximas horas.

O acordo, ainda não oficializado e supostamente intermediado pela Rússia, complica ainda mais o conflito no norte da Síria, onde rivalidades e alianças entre as forças curdas, o regime sírio, as facções rebeldes, Turquia, Estados Unidos e Rússia se tornam cada vez mais emaranhadas.

O regime islâmico da Turquia não ficou nada satisfeito com a notícia e alertou para “consequências” caso o deslocamento militar siga adiante.

Segundo informações da IstoÉ:

“Ninguém pode parar as forças turcas se o regime [sírio] entrar em Afrin para proteger o YPG [Unidade de Proteção Popular]”, reagiu o ministro turco das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu. O YPG conquistou importantes territórios na Síria durante o conflito contra o Estado Islâmico (EI), cuja derrota teve participação determinante de milícias curdas.

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.