Dá para viver sem o buscador do Google? Sim, e te mostro como!

Idiomas:

Português   English   Español
Google Busca
AFRANEO GALAN
AFRANEO GALAN
COO na RENOVA Mídia, atua com internet e marketing digital há mais de 15 anos.

Conheça duas soluções de mecanismos de pesquisa que podem ser alternativas frente ao Google Busca.


Hoje em dia muito se fala em privacidade e a forma como Google, Facebook, Twitter, e demais plataformas sociais usam nossos dados sem que nós saibamos.

De uns tempos para cá esse cuidado com dados pessoais e privacidade vem ganhando força e com isso diversos serviços estão sendo lançados na tentativa de quebrar essa hegemonia das grandes corporações.

A primeira delas é o DuckDuckGo

Duckduckgo
Buscador Duckduckgo

O DuckDuckGo é um sistema de busca que tem como filosofia central não utilizar os dados dos usuários como forma de geração de receita.

Usando a ferramenta por uma semana não tive dificuldade em obter bons resultados e tudo o que procurei achei sem muita dificuldade, inclusive imagens e vídeos.

Nos primeiros dias você sente o impacto por ser um site diferente e ter o hábito de acessar o Google, mas depois se acostuma.

Um ponto negativo no DuckDuckGo é que você precisa selecionar sua lingua nativa nas configurações do navegador, para o usuário comum e que não fala inglês isso pode ser um desafio.

Conheça o DuckDuckGo: www.DuckDuckGo.com

A segunda ferramenta é Qwant

Qwant
Buscador Qwant

O Qwant é buscador desenvolvido por uma empresa francesa de mesmo nome, assim como o DuckDuckGo eles tem um forte apelo pela política de privacidade e oferecem resultados muito próximos do Google.

O Qwant conta também com o BOARDS, com ele você acompanha e compartilha arquivos em diversas categorias, tem também busca por notícias, busca social (busca de tweets), imagens, músicas e vídeos.

Além de tudo isso eles tiveram uma ideal genial, o Qwant Junior, um buscador voltado para crianças/adolescentes. Em uma busca por conteúdo adulto ou de violência você recebe a mensagem “Opa! Não consegui encontrar resultados adequados para você”. Um ponto negativo no Qwant Junior é que ele ainda não está em português 🙁

Conheça o Qwant: www.qwant.com
Conheça o Qwant Junior www.qwantjunior.com

Resumindo…

Ambas as ferramentas trazem bons resultados de pesquisas, são rápidas como o Google e oferecem serviços auxiliares, como aplicativos para celular por exemplo.

O Google com certeza ainda é o melhor buscador, não é essa a discussão aqui, mas se você se sente incomodado(a) em como seus dados estão sendo utilizados ou se sente invadido(a) em algum nível agora você sabe que tem alternativas. 🙂

Vale ressaltar que é preciso fazer mudanças manuais nos navegadores para utilizar outros serviços de busca e isso é uma grande barreira de entrada para outras empresas, pois o usuário comum dificilmente fará ou saberá fazer esta mudança.

Newsletter RENOVA

Receba gratuitamente as principais notícias do Brasil e do Mundo por email.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

Veja também...