Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
- PUBLICIDADE -

Damares anula anistia concedida a quase 300 cabos da FAB

Tarciso Morais

Tarciso Morais

Damares Alves anuncia canal de denúncias nas escolas
COMPARTILHE

Os militares não vão precisar, no entanto, devolver as verbas recebidas ao longo dos anos.

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, anulou anistias políticas concedidas a 295 ex-cabos da Força Aérea Brasileira (FAB).

A determinação¹ é um desdobramento de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou a revisão de anistias concedidas a 2,5 mil militares da Aeronáutica.

Após concluir que o desligamento dos militares das Forças Armadas não se deu por motivos políticos, Damares publicou as anulações, nesta segunda-feira (8), no Diário Oficial da União.

As anistias contestadas foram concedidas com base em um portaria de outubro de 1964, do então Ministério da Aeronáutica.

Damares comentou²:

“Sempre conduzimos os trabalhos neste âmbito de forma muito transparente, e com muito respeito aos anistiados. Repudiamos o que foi feito no passado. Advogados ficaram ricos. Uma militância absurda.” 

E acrescentou:

“Mas, agora, queremos conduzir tudo, de fato, à luz dos direitos humanos. E respeitando a dignidade do anistiado, especialmente daqueles que já estão idosos.”

A Comissão de Anistia, ligada à pasta de Damares, é o colegiado³ ao qual cabe a análise dos pedidos de reparação por perseguições políticas entre 1946 e 1988. 

Referências: [1][2][3]
- PUBLICIDADE -
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
VEJA TAMBÉM