Português   English   Español

Datafolha e Ibope erraram a favor do PT nas últimas eleições

7114920_x720

As imprecisões foram acima da margem de erro, chegando a 10% de diferença entre pesquisa e realidade. Ibope e Datafolha sempre inflam números de candidatos do PT, e reduzem os da oposição.

As informações são de Flavio Morgenstern no excelente site Senso Incomum.

Na guerra de narrativas dos institutos de pesquisa do Brasil, ignora-se o dado mais importante sobre as próprias pesquisas e suas supostas “margens de erro” auto-atribuídas: quanto já acertaram no passado? No caso de Datafolha e Ibope, os mais famosos, o que chama a atenção não é o fato de terem mais errado do que acertado: é como sempre erraram a favor do PT.

Nada que não possa ser explicado pela Teoria da Mera Coincidência, claro. Mas institutos que tanto trabalham com amostragem há décadas parecem ter algum método para saber até por que e como erram, embora prefiram insistir tanto em divulgar sempre os mesmos resultados cientificamente errados a favor do candidato petista do momento.

Os erros muitas vezes superam bastante a margem de erro auto-atribuída dos institutos. O Datafolha tem histórico de erros um pouco menor. Entretanto, o instituto da Folha de S. Paulo foi piorando em seus erros a longo do tempo.

Confira os erros na imagem abaixo e leia o restante da matéria clicando aqui.

Tarciso Morais

Tarciso Morais

Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia

Deixe seu comentário

Veja também...