- PUBLICIDADE -

Davi Alcolumbre é o primeiro judeu a presidir o Senado Federal

Davi Alcolumbre é o primeiro judeu a presidir o Senado Federal

- PUBLICIDADE -

A família do senador Acolumbre desembarcou no Brasil em 1905, quando chegaram seus bisavôs maternos.

O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), 41 anos, se elegeu presidente do Senado no último sábado (2) ao obter 42 votos, um a mais que os 41 necessários para a vitória no primeiro turno.

Em reportagem do jornal Folha de S. Paulo publicada nesta terça-feira (5), ficamos sabendo que Alcolumbre faz parte de uma família de judeus marroquinos que imigraram para o Norte do Brasil.

A família do senador Davi Acolumbre desembarcou no Brasil em 1905, quando chegaram seus bisavôs maternos Alberto e Sarah Alcolumbre.

Oito anos depois, nasceu Isaac Alcolumbre, em Belém, no Pará, avô materno do senador, que ganhou notoriedade no comércio de metais preciosos.

Nos anos 1930, chegaram José Tobelem e Maey Alcolumbre Tobelem, avô e avó paternos do senador. Eles estabeleceram-se inicialmente em Belém, onde em 1948 nasceu o pai de Davi, Samuel José Tobelem.

Samuel José Tobelem casou-se com sua prima, Julia Peres Alcolumbre, seguindo a tradição dos judeus de manter a linhagem familiar. Tiveram cinco filhos, dentre eles, Davi, que nasceu em 1977, tornou-se comerciante e ingressou na política em 2001.

PUBLICIDADE

- PUBLICIDADE -

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -