Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

‘Decisão deve ser técnica’, diz Pontes sobre 5G da Huawei

Tarciso Morais

Tarciso Morais

'Decisão deve ser técnica', diz Pontes sobre 5G da Huawei
COMPARTILHE

Pontes comentou sobre o possível uso de equipamentos da Huawei na implementação da 5G no Brasil.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, disse que a decisão sobre a implementação da tecnologia da 5G no Brasil deve ser técnica. 

Apesar de os Estados Unidos terem acusado a empresa Huawei de espionagem a favor da China, o ministro Pontes entende que não há evidências de que isso aconteça:

“A questão é sempre técnica, tem que sempre baseada em dados. Em ciência e tecnologia se trabalha com fatos, com dados. Você não pode chegar e falar: eu acho que a Chevrolet está fazendo alguma coisa errada, então vou banir a Chevrolet do Brasil.”

Após evento na segunda-feira (25) em Petrópolis, segundo O Globo, Pontes acrescentou: 

“Isso tem que ser muito bem feito, com dados. E não existe, no momento, nenhuma base de dados que sustente tal decisão.”

Pontes complementou que a “abordagem” brasileira sobre a questão da 5G será “semelhante à da Europa”, que tem rechaçado a pressão americana:

“A Huawei tem centros de segurança cibernética instalados em alguns países europeus. Pretendemos ter um centro aqui também. Quando se pensa em segurança cibernética, precisa ser em conjunto com o ministério, também com o Exército, que tem um centro de defesa cibernética. Isso não depende de uma empresa ou outra, é uma coisa que tem que ser feita com todas.”

- PUBLICIDADE -
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram