Joe Biden e Bernie Sanders estão na liderança da disputa pela indicação do Partido Democrata.
A partir desta segunda-feira, 3 de fevereiro, os democratas terão pouco mais de 4 meses para decidir qual candidato vai disputar a eleição presidencial contra Donald Trump, atual mandatário dos Estados Unidos.
Em quase 4 anos, desde que Trump derrotou Hillary Clinton e se tornou o novo ocupante da Casa Branca, a esquerda norte-americana segue em busca de uma nova liderança.
Até meados de 2020, um esquerdista será confirmado como o candidato democrata e terá a missão de tentar levar o partido de volta à Presidência.
O resultado final sobre quem será nomeado depende, no entanto, da convenção do partido.
No mês de julho, os democratas farão a sua: um encontro dos 4.750 representantes — chamados de delegados — que têm direito à voto.
Mas a maior parte deles não vota como quer: 3.979 delegados são obrigados a seguir a preferência expressa pelos eleitores do seu estado nas primárias.
Cada um dos 50 estados americanos fará, antes da convenção em julho, uma eleição local para determinar quem é o pré-candidato mais votado por lá.
Este processo tem início nesta segunda-feira. As urnas do estado de Iowa já estão abertas para votação nos pré-candidatos do partido, informa o site UOL.