“Esses ‘anéis’ dentários são um arquivo fiel de experiências fisiológicas e de estressores”, diz pesquisadora.
Um estudo divulgado na revista científica Nature indica que acontecimentos importantes da vida de uma pessoa podem ser observados através da análise dos dentes.
Os pesquisadores fizeram a descoberta ao analisarem o tecido mineralizado que cobre a superfície da raiz dos dentes, chamado de cemento.
O tecido é recoberto por uma nova camada aproximadamente a cada ano. Dessa forma, é possível ter uma ideia da vida de um indivíduo ao se examinar cada um dos revestimentos das raízes dos seus dentes
Em um comunicado, a pesquisadora Paola Cerrito, do Departamento de Antropologia e da Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, declarou:
“Esses ‘anéis’ dentários são um arquivo fiel de experiências fisiológicas e de estressores que vão desde gravidezes e doenças até encarceramentos e menopausas, sendo que todos deixam uma marca distinta e permanente.”
Embora os experimentos ainda precisem ser aprofundados, cientistas acreditam que o método poderá ser muito valioso a áreas de estudo como a arqueologia e antropologia., destaca a revista Galileu.