Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
- PUBLICIDADE -

Dentes podem contar a história da nossa vida

REDAÇÃO RENOVA Mídia

REDAÇÃO RENOVA Mídia

Dentes podem contar a história da nossa vida
Imagem: Reprodução/iStock
COMPARTILHE

“Esses ‘anéis’ dentários são um arquivo fiel de experiências fisiológicas e de estressores”, diz pesquisadora.

Um estudo divulgado na revista científica Nature indica que acontecimentos importantes da vida de uma pessoa podem ser observados através da análise dos dentes.

Os pesquisadores fizeram a descoberta ao analisarem o tecido mineralizado que cobre a superfície da raiz dos dentes, chamado de cemento. 

O tecido é recoberto por uma nova camada aproximadamente a cada ano. Dessa forma, é possível ter uma ideia da vida de um indivíduo ao se examinar cada um dos revestimentos das raízes dos seus dentes

Em um comunicado, a pesquisadora Paola Cerrito, do Departamento de Antropologia e da Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, declarou:

“Esses ‘anéis’ dentários são um arquivo fiel de experiências fisiológicas e de estressores que vão desde gravidezes e doenças até encarceramentos e menopausas, sendo que todos deixam uma marca distinta e permanente.”

Embora os experimentos ainda precisem ser aprofundados, cientistas acreditam que o método poderá ser muito valioso a áreas de estudo como a arqueologia e antropologia., destaca a revista Galileu.

- PUBLICIDADE -
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
VEJA TAMBÉM