Deputados da Noruega indicam Trump ao Nobel da Paz

A indicação do presidente dos Estados Unidos  foi feita depois da cúpula histórica entre Donald Trump e Kim Jong Un.

O presidente norte-americano, Donald Trump, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz nesta quarta-feira (13) por dois deputados da Noruega, país onde acontece a escolha e a entrega da famosa premiação.

Os políticos são membros do Partido do Progresso (FRP, na sigla em norueguês) e fizeram a indicação após a histórica cúpula desta terça-feira (12) em Singapura.

Per-Willy Amundsen disse à emissora de televisão NRK:

O que está ocorrendo é histórico, está em andamento um processo que pode garantir a paz mundial no futuro. É um processo frágil, mas devemos fazer o possível para contribuir para que as negociações deem bons resultados. Acredito que podemos fazer algo dando o Nobel da Paz a Trump.

De acordo com informações da EXAME:

Na indicação, os dois deputados ressaltam que a ação de Trump cumpre com a vontade de Alfred Nobel, criador do prêmio, de distinguir o trabalho pelo desarmamento e em prol da irmandade entre os povos.

Segundo o testamento de Nobel, podem designar candidatos ao prêmio da paz catedráticos de universidades em Direito, História e Ciências Políticas; parlamentares, antigos ganhadores do prêmio e membros de tribunais internacionais, entre outros.

Para o Nobel da Paz de 2018 há 329 candidatos, dos quais 217 são indivíduos e os demais organizações.

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia