Búzios é o maior campo de petróleo em águas profundas do mundo — um ativo de classe mundial, com petróleo de ótima qualidade,
A Petrobras aprovou o início do processo de contratação de três novas plataformas do tipo FPSO, isto é, uma unidade que produz, armazena e transfere petróleo e gás.
As três novas unidades serão as primeiras contratadas após a aquisição dos volumes excedentes da cessão onerosa do campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, em parceria com as companhias chinesas CNOOC Petroleum Brasil Ltda. e a CNODC Brasil Petróleo e Gás Ltda.
A aquisição desses volumes adicionais, pelos quais a Petrobras pagou R$ 61,4 bilhões como bônus de assinatura, é resultado da gestão ativa de portfólio realizada pela estatal do Brasil.
De acordo com a companhia, as novas plataformas fazem parte do Plano de Desenvolvimento do ativo, que prevê um total de 12 unidades instaladas até o fim da década.
Atualmente, há quatro unidades em operação em Búzios, que respondem por mais de 20% da produção total da Petrobras e mais de 30% da produção dos campos do pré-sal, destaca a agência EBC.