O game Cyberpunk 2077 foi anunciado em 2012 e teve seu primeiro trailer divulgado para o mundo em 2013, mas, de acordo com a Bloomberg, o seu desenvolvimento só começou em 2016.
O jornalista Jason Schreier informou que os desenvolvedores estavam sofrendo constante pressão do estúdio CD PROJEKT RED para acelerar o andamento do jogo mesmo não tendo equipe suficiente para realizar tal feito.
A produção do jogo em um espaço tão curto de tempo seria impossível de fazer devido à complexidade do jogo de mundo aberto.
Os desenvolvedores reportaram também dificuldade para dialogar devido a mistura de idiomas, causando assim barreiras na hora de apresentar o projeto.
O “crunch” no ambiente de trabalho da empresa chegava a ser de 13 horas por dia durante 5 dias da semana, de acordo com relato de Adrian Jakubiak, programador de áudio da empresa.
Por outro lado, publicamente, a companhia da Polônia sempre pregou publicamente que era contra qualquer tipo de “crunch” em ambiente de trabalho e se mostrava sempre cometida aos interesses dos funcionários e também do consumidor.
Para saber mais detalhado sobre esta questão, veja o perfil oficial de Schreier no Twitter:
What went wrong with Cyberpunk 2077? Interviews with more than 20 current and former CD Projekt staff paint a complex picture. Unchecked ambition, technical woes, unrealistic deadlines, and above all, one belief: "We made The Witcher 3 — it'll work out." https://t.co/T56huHkQW8
— Jason Schreier (@jasonschreier) January 16, 2021
Texto do colaborador em treinamento Felipe Brito. Adaptado pela redação da RenovaMídia.