O Dia do Reservista é celebrado nesta quarta-feira, 16 de dezembro, data do nascimento do poeta e grande patriota Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac.
A data comemorativa tem a finalidade de reavivar o espírito militar do contingente licenciado das Forças Armadas.
A data de nascimento de Olavo Bilac foi escolhida para celebrar o Dia do Reservista em 1939, pelo então presidente Getúlio Vargas.
O objetivo foi de provocar reflexões sobre o papel de cada brasileiro perante a Nação, a defesa da Pátria e todos os valores que ela representa.
De acordo com o portal do Exército Brasileiro:
“Comemorar o Dia do Reservista, não é somente uma manifestação da nacionalidade, mas também um momento para se fazer um exercício de reflexão e introspecção. É um convite a todo brasileiro para preencher o imaginário com lembranças da juventude, dos amigos, dos ideais, do orgulho e da honra de integrar as Forças Armadas. Muito mais que uma obrigação, a data nos faz afirmar, com convicção, o direito de poder vestir uma farda e bem servir ao Brasil!”
O portal completa:
“Ao longo dos anos, o Serviço Militar Obrigatório atua diretamente para o progresso do País, por intermédio da tributação da sociedade brasileira com seus jovens, independentemente de classe, cor ou crença religiosa. Com isso, o Exército se faz presente em todos os cenários da vida nacional, instruindo a juventude brasileira sobre civismo e patriotismo, virtudes inestimáveis e imprescindíveis à nossa sociedade.”