Português  English  Español  Italiano  Français  Deutsch
Português  English  Español  Italiano  Français  Deutsch

Diamantes encontrados no Brasil podem revelar origem da Terra

Diamantes encontrados no Brasil podem revelar origem da Terra

Os diamantes foram encontrados no município de Juína, no Mato Grosso, a até 660 quilômetros de profundidade. Eles podem revelar informações sobre origem da Terra.

Pesquisadores encontraram uma amostra inédita de diamantes posicionados a centenas de quilômetros abaixo da superfície da Terra.

Localizados no território do Brasil, os diamantes forneceram novas pistas sobre a composição material de nosso planeta, informa a revista Galileu.

A pesquisadora Suzette Timmerman afirma que essas pedras preciosas provavelmente vieram de uma profundidade de 410 a 660 quilômetros (conhecida como “zona de transição”).

“Há apenas alguns lugares no mundo onde esses diamantes super-profundos são encontrados, mas eles fornecem muitas informações sobre as partes mais profundas do manto da Terra que nós nunca veríamos”, disse o co-autor do estudo Lynton Jaques, em um comunicado.

“Esses diamantes, em particular, são algumas das nossas amostras diretas mais profundas da Terra. Eles nos permitem ver algum material original da formação da Terra, que parece não ter mudado muito nos últimos 4 bilhões de anos”, acrescentou o cientista.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email