Português   English   Español

Dinamarca quer proibir burca e nicabe em locais públicos

O governo liberal-conservador da Dinamarca apresentou nesta terça-feira (06/02) uma proposta de lei para proibir o uso em locais públicos de peças que cubram o rosto, incluindo a burca e o nicabe.

Segundo um comunicado do Ministério de Justiça da Dinamarca:

Serão a polícia e os tribunais os que deverão avaliar se a exibição de uma peça infringe a lei. A burca, o nicabe e os gorros para a cabeça toda, onde só se veem olhos e a boca, são exemplos de peças que cobrem o rosto.

A lei castigará com multas de 1.000 coroas dinamarquesas (134 euros) a primeira infração e fixa depois um máximo de 10.000 coroas (1.343 euros), mas descarta penas de prisão, como tinha se especulado inicialmente.

Ficam isentos da proibição peças como roupa de inverno, fantasias e máscaras de carnaval ou quando seja necessário tapar o rosto por motivos trabalhistas.

O ministro de Justiça, o conservador Søren Pape Poulsen, declarou:

Não é compatível com os valores da sociedade dinamarquesa nem com o respeito aos outros ocultar o rosto quando se está em um espaço público. Devemos defender o respeito pelos valores que nos unem.

A proibição pretende “traçar uma linha” e deixar claro que “na Dinamarca mostramos confiança e respeito vendo-nos lado a lado“, acrescentou Poulsen.

 

Com informações de: [BOL]

Deixe seu comentário...

Veja também...

Newsletter Renova!

Preencha o formulário para assinar nossa newsletter.

Nome Email
newsletter