Português   English   Español

Direita busca união para eleição do Parlamento Europeu

salvin

O clima de divisão política e ideológica no continente europeu dificulta a implementação da agenda progressista da União Europeia.

“Há atualmente dois campos na Europa e um é liderado por (Emmanuel) Macron”, disse o primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán durante visita Milão semanas atrás. Orbán fazia referência à política migratória defendida pelo presidente da França.

O principal objetivo da viagem do líder conservador da Hungria à Itália foi discutir uma estratégia conjunta contra a imigração ilegal com o ministro do interior italiano Matteo Salvini.

O encontro aconteceu em meio ao endurecimento das políticas migratórias italianas, capitaneado por Salvini, que proibiu navios de ONGs que operam no Mediterrâneo de levar imigrantes ilegais para os portos da Itália.

“Queria conhecê-lo pessoalmente. Ele é meu herói”, afirmou Orbán, que governa a Hungria desde maio de 2010 e é o principal crítico da política de fronteiras abertas imposta pela União Europeia.

A prioridade de Viktor Orbán é a eleição do Europarlamento de maio de 2019, que, com a ajuda de Salvini, pretende obter um maior controle na União Europeia.

A organização vem lançando ataques contra o governo direitista húngaro por causa de certos posicionamentos considerados anti-democráticos pela maior parte dos eurodeputados.

Uma participação interessante nessa disputa pelo poder no velho continente é a do ex-estrategista-chefe da Casa Branca, Steve Bannon. Ele está atuando diretamente na articulação do movimento direitista na Europa desde que deixou a administração de Donald Trump.

Em julho, Bannon anunciou a criação de “O Movimento”, uma organização com sede na Europa que pretende ser uma resposta à Fundação Sociedade Aberta do bilionário George Soros.

O objetivo do movimento é articular as direitas de todo o mundo. Em agosto, Bannon recebeu o deputado federal Eduardo, filho do candidato Jair Bolsonaro, e se disse entusiasta da campanha do pai à Presidência do Brasil.

Tarciso Morais

Tarciso Morais

Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia

Deixe seu comentário

Veja também...