Português  English  Español

Apoie o jornalismo independente!

Ditadura Maduro dá golpe em autonomia das universidades

Ditadura Maduro dá golpe em autonomia das universidades
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Ditadura chavista ordenou que as instituições de ensino superior, centros de oposição a Maduro, realizem eleições para renovação de reitores.

O Supremo Tribunal de Justiça (TSJ), controlado pelo ditador Nicolás Maduro, ordenou, na última terça-feira (27), que os dirigentes da Universidade Central da Venezuela (UCV) realizem eleições para seus órgãos administrativos até os próximos seis meses.

O TSJ também estabeleceu diretrizes para a eleição de autoridades universitárias em outras instituições de ensino superior da Venezuela cujos órgãos administrativos tenham excedido o período para o qual foram eleitos.

A decisão do TSJ determina que o Conselho Nacional de Universidades estabeleça um calendário para a realização das eleições dos reitores, informa O Globo.

A decisão concede o posto de “setor eleitoral universitário” não apenas a professores, estudantes e graduados, mas também a funcionários administrativos e trabalhadores.

A decisão judicial tem sido criticada pela oposição, uma vez que representa um golpe que retira a autonomia de que gozam as instituições de ensino, prevista na Constituição.

A direção das universidades nacionais era considerada um dos últimos redutos de oposição ao chavismo.

Compartilhe...

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...