A farmacêutica Small Pharma, do Reino Unido, recebeu aprovação regulatória para usar a substância psicodélica N-dimetiltriptamina, mais conhecida como DMT, em estudo com humanos para tratar depressão.
O estudo está sendo feito em colaboração com o Centro de Pesquisa de Psicodélicos do Imperial College London.
O objetivo da pesquisa é fornecer um tratamento de ação rápida para o transtorno.
A DMT, também conhecida como “molécula espiritual”, é uma substância química presente em diversas plantas e animais — inclusive nos humanos.
Com efeitos psicoativos semelhantes aos do LSD, a DMT está presente em alucinógenos conhecidos, como o chá de ayahuasca e a psilocibina.
A pesquisa começa em janeiro de 2021.
A primeira fase avaliará os efeitos da terapia assistida por DMT em voluntários saudáveis que nunca usaram psicodélicos e sua eficácia em pacientes que sofrem de transtorno depressivo.
Em comunicado, a diretora médica e científica da Small Pharma, Carol Routledge, afirmou:
“Este é um momento verdadeiramente inovador na corrida para tratar a depressão de maneira eficaz e segura, à medida que mais e mais pessoas sofrem como resultado da pandemia.”
E acrescentou:
“Estamos comprometidos em ajudar milhões de pacientes em todo o mundo que estão perdendo a esperança na busca por um tratamento para sua depressão, por meio do avanço deste cuidado combinado.”
Peter Rands, CEO da empresa, disse que a DMT oferece propriedades que podem ser usadas em uso clínico com base em evidências:
“Esperamos ajudar a reformular esses compostos antes estigmatizados como terapias médicas altamente eficazes, que podem ser integradas aos sistemas de saúde atuais e disponibilizadas para milhões de pessoas que sofrem de depressão.”