Português   English   Español

Donald Trump abandona acordo nuclear e impõe novas sanções contra Irã

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acaba de anunciar a retirada completa dos Estados Unidos do acordo nuclear com Irã.

O presidente norte-americano Donald Trump utilizou as informações apresentadas pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, como evidências de que o acordo nuclear com o Irã é um erro.

Depois de muitos anos criticando o acordo, a decisão desta terça-feira (8) tomada por Trump desfaz a assinatura de seu antecessor Barack Obama e coloca um ponto final na questão iraniana.

Os Estados Unidos também vão restabelecer todas as sanções que haviam sido colocadas de lado como parte do acordo nuclear – e também impor penalidades econômicas adicionais.

A decisão de Trump, embora amplamente telegrafada, mergulha as relações dos Estados Unidos com os aliados europeus em um período inicial de profunda incerteza.

A União Europeia tentou salvar o acordo até o último momento. França e Alemanha disseram na segunda-feira (7) que, mesmo com a saída norte-americana, permaneceriam no acordo.

Também podemos esperar um possível aumento das tensões com a Rússia e a China, que também são a favor da manutenção do acordo.

Tarciso Morais

Tarciso Morais

Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia

Deixe seu comentário

Veja também...