O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou abertamente com duas lideranças do partido Democrata na Sala Oval nesta terça-feira (11) sobre o financiamento do governo.
O teor da conversa levantou questionamentos sobre se um acordo é possível antes do prazo final mais adiante neste mês de dezembro.
Em uma memorável discussão pública, do tipo que é dificilmente vista diante de câmeras, Donald Trump brigou com o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, e com a líder democrata na Câmara, Nancy Pelosi, sobre o financiamento para o muro que ele prometeu construir na fronteira sul do país com o México.
Durante a acalorada discussão, Trump declarou:
Se não conseguirmos o que queremos, de um jeito ou de outro – seja com vocês, seja com os militares, seja com qualquer coisa que você queira chamar – eu vou fechar o governo.
E acrescentou:
Eu me orgulho de fechar o governo por segurança na fronteira, Chuck, por que o povo deste país não quer criminosos e pessoas que estão cheias de problemas e drogas entrando no país.
Trump pediu ao Congresso 5 bilhões de dólares para segurança na fronteira, enquanto Schumer e Pelosi disseram que ofereceram estender o financiamento no nível atual, a aproximadamente 1,3 bilhão de dólares.
Adaptado da fonte Reuters