Português   English   Español
Português   English   Español

Duas barragens em Nova Lima ameaçam condomínios em Minas Gerais

Duas barragens em Nova Lima ameaçam condomínios em Minas Gerais
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Liminar exige que Vale elabore plano emergencial para duas barragens em Nova Lima que ameaçam condomínios de luxo.

A Justiça de Minas Gerais determinou que, até o fim deste mês, a mineradora Vale elabore e execute um plano de ação emergencial e um plano de segurança para as barragens de rejeitos Maravilhas II e III, localizadas no município de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Os planos devem levar em conta cenários críticos e normas do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

A liminar foi concedida após o Ministério Público propor ação civil pública (ACP) contra a Vale em razão da existência de loteamentos localizados na área de influência das barragens.

Além de Maravilhas II e III, há a barragem Maravilhas I, todas integrantes do complexo Mina do Pico, da Vale, onde a empresa explora minério de ferro, informa o jornal “BHAZ“.

Segundo a promotora de Justiça Cláudia Ignez, alguns imóveis estão a menos de um quilômetro das barragens. E no caso do rompimento de uma delas, os moradores desses locais teriam pouco mais de dois minutos para abandonar suas casas.

A título de comparação, a comunidade de Bento Rodrigues, em Mariana, estava localizada a seis quilômetros da barragem de Fundão.

Compartilhe...

Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
Share on reddit
Share on linkedin
Share on email

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...

Curta a RENOVA!