É possível ligar cérebro a computador sem usar fios, diz cientista

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Ao invés de cabos ligando corpo e máquina, seria possível criar uma interface neural sem fios?

Uma nova técnica desenvolvida por cientistas da Universidade Brown, nos Estados Unidos, visa melhorar a tecnologia atual para conectar o cérebro humano a dispositivos eletrônicos.

O novo transmissor, que tem um diâmetro de apenas 5 centímetros, pode ser conectado à mesma saída no crânio utilizada pelos dispositivos com fios. 

A diferença é que, ao invés de ficar com um emaranhado de cabos pendurados na cabeça, os sinais são transmitidos para antenas posicionadas no cômodo onde o paciente esteja.

Nos vídeos abaixo é possível ver dois pacientes paralisados por lesões na medula espinhal movendo o cursor do mouse no computador para escrever ou acessar aplicações distintas. 

Além de garantir mobilidade aos pacientes, os transmissores sem fio são dotados de uma bateria que dura cerca de 36 horas.

“A evolução dos BCIs intracorticais sem fio é um grande passo em direção ao uso funcional de interfaces neurais de alto desempenho totalmente implantadas”, disse a coautora do estudo Sharlene Flesher, segundo o site Singularity Hub.

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.