O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, criticou, nesta segunda-feira (30), o voto obrigatório no Brasil.
Os comentários do general foram proferidos após a quantidade expressiva de abstenções no segundo turno das eleições municipais deste ano.
Em conversa com jornalistas, nesta segunda-feira (30), Mourão declarou:
“É uma abstenção alta. Nos últimos anos ela já vinha [crescendo], acredito que aumentou por causa da pandemia.”
E acrescentou:
“Há algum tempo já se discute a questão do voto obrigatório aqui no Brasil, quando você vê que tem gente que foi eleito com menos votos que os brancos, nulos e abstenções, isso é algo que a gente tem que pensar.”
Concordo plenamente, somos livres para decidir se quero ou não votar. Esta lei trata o povo como Escravo, ou voce vai votar ou te punimos com varias ações administrativas.
Não foi a pandemia que estimulou a abstenção, caro general. Foi a corrupção generalizada no congresso, no STF decadente, que fez o brasileiro ter aversão ao sistema político.
Eles deveriam acabar era pra ontem. Qual a finalidade do voto obrigatório quando as abstenções explode eleição após eleição? Muita gente já não vai votar e pronto. Os políticos do Brasil são mínimos; pequenos demais em visão.
Enquanto essa desgraça do voto compulsório existir junto com a apuração secreta, nunca vai ter democracia!!! NUNCA
Pessoas foram eleitas com menos votos porque o eleitor desconfia que foi roubado nas urnas, simples assim. Mais importante que acabar com a obrigatoriedade do voto serias acabar com as apurações secretas.
Nossa, até q enfim o vice presidente falou algo q apóio..sou favorável a não obrigatoriedade do voto, se somos um país “democrático”, isso deveria estar acontecendo faz tempo..
A abstenção não ocorreu por causa da pandemia! A abstenção é uma clara indicação do eleitor brasileiro, que está de saco cheio com os políticos brasileiros! Quanto ao voto obrigatório, o Brasil que se diz democrático, tem que obrigar seus eleitores a votar! Também deveria acabar com votos de analfabetos, semi analfabetos e de pessoas nascidas no exterior, inclusive as registradas nas Embaixadas do Brasil, Outras ideias são o fim das pesquisas eleitorais; inelegibilidade por crime de corrupção, após condenação em 1a. instancia; obrigação de curso médio completo para ser eleitor e obrigação de formação em curso superior há mais de 5 anos da data do pleito. E finalmente, quem se candidatar à Presidente, ficar proibido de se candidatar à qualquer outro cargo que não seja para Presidente, o mesmo valendo para Senador; Governador; Deputado Federal; Deputado Estadual. Prefeito e Vereador.
Quando as pessoas viram as pesquisas colocarem Boulos no segundo turno em vez de Russomano, já sentiram cheiro de fraude e nem perderam tempo votando. As pessoas sabiam que não adiantaria votar no Russomano, essa é a verdade.