Elon Musk construirá túnel que ligará aeroporto ao centro de Chicago

Elon Reeve Musk, nascido em Pretória, em 28 de junho de 1971 é um empreendedor, filantropo e visionário sul-africano-canadense-americano.


Ele é o fundador, CEO e CTO da SpaceX; CEO da Tesla Motors; vice-presidente da OpenAI; fundador e CEO da Neuralink; e cofundador e presidente da SolarCity. Até fevereiro de 2018 a fortuna de Musk é estimada em 20,1 bilhões de dólares, o que o posiciona como a 53 ª pessoa mais rica do mundo segundo a Forbes.

Musk não só já demonstrou publicamente preocupações com a extinção da humanidade, como também propôs soluções, das quais algumas são o objetivo principal de suas empresas e já estão sendo feitas na prática.

Entre elas, estão a redução do aquecimento global, através do uso de energias renováveis, um projeto multiplanetário, mais especificamente a colonização de Marte, e o desenvolvimento seguro da inteligência artificial.

Siga a RENOVA no TWITTER e acompanhe todas as notícias em tempo real.

The Boring Company (TBC) é uma companhia de infraestrutura e de construção de túneis fundada por Elon Musk no final de 2016.

Musk se inspirou nas dificuldades e limitações da atual rede de transportes como sendo a motivadora para o seu projeto.

História

Em Fevereiro de 2017, a companhia começou a cavar uma trincheira de teste de 9 metros de largura, 15 metros de comprimento e 4,6 metros de profundidade nas instalações dos escritórios da SpaceX – empresa de Musk – em Los Angeles, já que não é necessária permissão para construir em local privado.

De acordo com Musk, o objetivo da companhia é aumentar a velocidade dos trens o suficiente para estabelecer uma rede de túneis subterrânea financeiramente possível.

Lançada há apenas 18 meses, a Boring Company ainda negocia os direitos para cavar um túnel de teste sob Los Angeles, e recebeu uma autorização preliminar para começar a escavar em Washington, DC.

O que é o Projeto Loop?

Loop é um sistema de transporte público subterrâneo de alta velocidade no qual os passageiros são transportados em skates elétricos autônomos viajando a 125-150 milhas por hora (200 a 240km/h).

Eles transportarão entre 8 e 16 passageiros, ou um único ocupante.

Por que túneis?

  • Nenhum ruído de superfície e vibração. A construção e operação do túnel será silenciosa, invisível e imperceptível na superfície.
  • Nenhuma comunidade ou bairro serão divididos com pistas e barreiras. A TBC não usará o direito de passagem da superfície pública para a construção ou operação de seu sistema.
  • Confortável e conveniente para os passageiros.
  • Velocidades mais altas e alinhamentos mais retos são possíveis devido impossibilidade do trânsito de pessoas.
  • À prova de intempéries. A operação não é afetada pelas variações climáticas.

Quanto custaria uma viagem?

  • As tarifas não estão finalizadas, mas serão inferiores a metade do preço típico dos serviços de táxi / viagem compartilhada, embora acima da Blue Line.

Quais são as comodidades do skate elétrico?

  • Cada veículo dispõe de cabine climatizada, depósito para bagagem e Wi-Fi.

Com que frequência os patins elétricos saem da estação?

  • Os veículos deixarão cada estação a cada 30 segundos. O Chicago Express Loop funcionará 20 horas por dia, todos os dias da semana.

O que é um skate elétrico?

Os skates elétricos são veículos de transporte público construídos em um chassi modificado do Tesla Model X. Eles são:

  • Seguros – são baseados no Tesla Model X, recentemente nomeado o primeiro e único SUV a atingir uma classificação de segurança NHTSA 5-Star em todas as categorias e subcategorias. Os veículos do Chicago Express Loop serão mecanicamente confinados a uma pista de concreto dentro do túnel e operarão sob aprovações de segurança emitidas por agências federais e estaduais.
  • Alta velocidade – os veículos podem viajar a velocidades de até 150 milhas por hora (240 km/h).

A TBC recebeu o contrato da prefeitura de Chicago para construir e operar uma via entre o Aeroporto Internacional O’Hare e o centro da cidade.

A rota que, geralmente, consome 40 minutos em trânsito, será feita em apenas 12 minutos com o meio de transporte proposto por Elon Musk: uma rede de veículos elétricos que passarão por novos túneis subterrâneos.

O projeto inteiro será custeado pela própria Boring Company.

Segundo informações do Chicago Tribune, ele deve custar aos caixas de Musk um total de US$ 1 bilhão, no mínimo.

A proposta é que a TBC encare os custos de construção para depois receber as taxas de trânsito do sistema, além do capital a ser gerado com anúncios no local e outros negócios advindos da iniciativa.

Opinião

Agora que você leu a matéria, faça um simples exercício.

Imagine a pessoa mais rica do Brasil. Imagine que essa pessoa tenha o mesmo projeto do Elon Musk, a mesma disposição de implantá-lo e o capital necessário.

Imagine agora sua cidade, seu prefeito, seus vereadores, os empresários dos ônibus, etc, etc etc. Esse projeto seria realizado?

Os pontos de vista expressos neste artigo são as opiniões do autor e não refletem necessariamente a posição da RENOVA Mídia.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

Veja também...