Português   English   Español

Em 18 anos, universidades federais consomem 123% mais recursos

Em 18 anos, universidades federais consomem 123% mais recursos
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

O número de alunos das instituições federais de ensino cresceu 144%, mas a produção científica perdeu qualidade.


Entre 2000 e 2018, as universidades federais passaram a consumir 123% mais recursos, descontada a inflação. A despesa subiu em relação ao orçamento total e ao PIB (Produto Interno Bruto), segundo dados levantados pelo site Poder360.

No ano 2000, o gasto com as 48 universidades federais que existiam foi de R$ 21,6 bilhões, em valores atualizados pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Várias instituições de ensino foram criadas desde então. Em 2018, o número de universidades atingiu 63 e o gasto, R$ 48,1 bilhões.

A maior parte da alta de despesas foi no governo do ex-presidente Lula da Silva (2003 a 2010). Em seguida, no período analisado, está o governo da também petista Dilma Rousseff (2011 a 2016).

Há dúvidas, porém, quanto aos benefícios conseguidos com a maior destinação de dinheiro do contribuinte para o ensino público federal.

A pesquisa acadêmica é o sinal mais eloquente da baixa eficiência do gasto com universidades no Brasil.

A qualidade da produção brasileira é baixa quando comparada à de outros países. E ficou relativamente pior nos últimos 18 anos.

De acordo com o ranking Scimago, o Brasil está em 14º no mundo na produção de artigos científicos, mas no número de citações desses trabalhos, 1 indicador de relevância, cai para a 83ª posição. A amostra inclui 94 países com mais de 1.000 artigos publicados por ano.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on reddit
Share on linkedin
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...