Português   English   Español
Português   English   Español

Em tribunal, Cristina Kirchner se compara a Lula na Argentina

Kirchner se compara a Lula
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

A ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, comparou nesta terça-feira (18) sua situação judicial com a do ex-presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

Cristina Kirchner compareceu a uma sessão de julgamento no processo em que é acusada de lavagem de dinheiro em um esquema de corrupção envolvendo o empresário Lázaro Baez, um dos principais beneficiados por obras públicas durante os mandatos da atual senadora (2007-2015).

Na última segunda-feira (17), ela teve a prisão preventiva pedida pelo juiz Claudio Bonadío por ser considerada a “chefe” de uma “associação ilícita” que pedia subornos a empresários em troca de concessões de obras públicas, no caso conhecido como “cadernos da corrupção”.

Na sessão desta terça-feira (18), a ex-presidente entregou um comunicado ao juiz Sebastán Casanello, responsável pela condução do processo, que a acusa de expatriar de cerca de US$ 60 milhões entre 2010 e 2013 para, depois, trazer o dinheiro de volta ao país de forma lícita.

Há dez dias, foram feitas escavações em uma propriedade de Báez que tinham como objetivo encontrar o dinheiro e terminaram sem sucesso.

A senadora disse que “lamentavelmente, este fenômeno que vivemos tem um caráter regional na América Latina e foi qualificado pelo professor Luigi Ferrajoli, um dos expoentes mundiais do juspositivismo crítico, como uma agressão judicial à democracia. Neste sentido, as reflexões que formula o professor ao analisar a situação do Brasil com relação ao processo do presidente Lula, constituem uma descrição, mudando os nomes próprios, quase perfeita do que vem ocorrendo na Argentina”, afirmou, citando a “total falta de imparcialidade dos magistrados” e a “campanha da imprensa” como principais semelhanças entre os dois casos.

 

Adaptado da fonte IstoÉ

Compartilhe...

Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
Share on reddit
Share on linkedin
Share on email

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...

Curta a RENOVA!