Itamaraty afirma que “críticos buscam associar o Brasil à destruição do meio ambiente”.
O governo do Brasil iniciou uma ofensiva diplomática para tentar mostrar ao mundo que defende a Amazônia de forma apropriada.
O Ministério das Relações Exteriores distribuiu uma circular de 12 páginas para todos os postos diplomáticas como subsídios para a defesa da soberania brasileira.
Com 59 pontos, o documento reúne “elementos sobre a proteção do meio ambiente no Brasil e a promoção do desenvolvimento sustentável do agronegócio nacional”.
Segundo o texto do Itamaraty, “críticos buscam associar o Brasil à destruição do meio ambiente com o objetivo de pressionar o país a aceitar compromissos maiores nos regimes internacionais de que faz parte”.
O governo Jair Bolsonaro também afirma no documento que há “grande interesse dos competidores internacionais do agronegócio brasileiro em divulgar imagem negativa da produção agrícola nacional.”
“Muitos querem manter reservas de mercado o obter vantagens em mercados específicos, buscando afetar a competitividade de nossos produtos”, diz o texto, segundo a agência Reuters.