A empresa Capella Space, sediada nos Estados Unidos, lançou, meses atrás, um satélite capaz de capturar imagens de radar de alta resolução de qualquer lugar do mundo, sem importar a hora do dia.
Na última quarta-feira (16), a companhia foi mais além ao anunciar que passou a disponibilizar uma plataforma que permite a clientes governamentais ou privados solicitarem quaisquer informações desejadas.
Os dispositivos da Capella transmitem um poderoso sinal de rádio de 9,65 GHz em direção ao alvo e, logo em seguida, coletam e interpretam os dados que retornam à órbita.
Este sistema funciona de maneira semelhante à forma como morcegos e golfinhos se orientam, isto é, através da geolocalização.

Em conversa com o site Futurism, Payam Banazadeh, CEO da companhia, comentou:
“Nessa frequência, as nuvens são bastante transparentes. Você pode penetrar em nevoeiros, em umidade, em fumaça, em neblina. Essas coisas não importam mais.”
Apesar de não ter inventado a tecnologia, Capella é a primeira companhia norte-americana a oferecê-la comercialmente.
No exemplo abaixo, é possível visualizar inclusive quartos individuais em prédios observados pela tecnologia da Capella.

Banazadeh destaca que cada pixel coletado por seus satélites representa uma área de 50 cm².
O CEO espera que os resultados fiquem ainda melhores com novos satélites em órbita:
“Estamos tornando muito mais fácil para pessoas com todos os tipos de experiência interagirem com uma empresa como a nossa, e isso inevitavelmente trará mais usuários que antes não podiam acessar esse mercado.”