Português   English   Español
Português   English   Español

Empresas podem usar dados recolhidos com as fotos do desafio #10YearsChallenge

Empresas podem usar dados recolhidos com as fotos do desafio #10YearsChallenge
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Conhecido como #10YearsChallenge (desafio dos 10 anos, em tradução livre), a mais recente brincadeira viral nas redes sociais é postar lado a lado uma foto de hoje e outra de dez anos atrás para fazer a comparação.

A moda se espalhou rapidamente e aparentemente de maneira orgânica. Participaram desde usuários comuns das redes sociais até celebridades e contas oficiais de autoridades.

Nos últimos dias a hashtag acumulou mais de 3,5 milhões de posts só no Instagram, registra a “BBC“.

A moda provavelmente vai passar rápido, mas, uma vez postadas, o que será feito com milhões e milhões de imagens com uma informação tão específica (exatamente como a pessoa envelheceu)?

Empresas de tecnologia agradecem o desafio

As empresas de tecnologia têm investido muito na melhora de seus sistemas de reconhecimento facial.

Sob essa lógica, o #10YearsChallenge facilita muito a compilação de um grande volume de informação para estudo e análise.

“É só uma brincadeira”, diz Anil Jain, pesquisador de visão computacional e biométrica na Universidade de Michigan. “Mas no processo estamos fornecendo uma informação valiosa e etiquetada.”

A grande questão: quem está fazendo essa coleta e para que será usada essa informação?

Segundo a especialista em estratégias digitais Kate O’Neill, o principal cenário é para fazer publicidade dirigida. Se um sistema é capaz de reconhecer melhor um rosto, pode oferecer produtos com base na idade e outras características físicas.

Segundo a especialista em privacidade e tecnologia Ann Cavoukian, da Universidade Ryerson, no Canadá, um sistema capaz de notar o quão rápido um indivíduo envelheceu pode ser usado para aumentar o preço de um seguro de vida ou de saúde, por exemplo.

Compartilhe...

Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
Share on reddit
Share on linkedin
Share on email

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...