Empresas podem usar dados recolhidos com as fotos do desafio #10YearsChallenge

Português   English   Español
Empresas podem usar dados recolhidos com as fotos do desafio #10YearsChallenge
TARCISO MORAIS
TARCISO MORAIS
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Conhecido como #10YearsChallenge (desafio dos 10 anos, em tradução livre), a mais recente brincadeira viral nas redes sociais é postar lado a lado uma foto de hoje e outra de dez anos atrás para fazer a comparação.

A moda se espalhou rapidamente e aparentemente de maneira orgânica. Participaram desde usuários comuns das redes sociais até celebridades e contas oficiais de autoridades.

Nos últimos dias a hashtag acumulou mais de 3,5 milhões de posts só no Instagram, registra a “BBC“.

A moda provavelmente vai passar rápido, mas, uma vez postadas, o que será feito com milhões e milhões de imagens com uma informação tão específica (exatamente como a pessoa envelheceu)?

Empresas de tecnologia agradecem o desafio

As empresas de tecnologia têm investido muito na melhora de seus sistemas de reconhecimento facial.

Sob essa lógica, o #10YearsChallenge facilita muito a compilação de um grande volume de informação para estudo e análise.

“É só uma brincadeira”, diz Anil Jain, pesquisador de visão computacional e biométrica na Universidade de Michigan. “Mas no processo estamos fornecendo uma informação valiosa e etiquetada.”

A grande questão: quem está fazendo essa coleta e para que será usada essa informação?

Segundo a especialista em estratégias digitais Kate O’Neill, o principal cenário é para fazer publicidade dirigida. Se um sistema é capaz de reconhecer melhor um rosto, pode oferecer produtos com base na idade e outras características físicas.

Segundo a especialista em privacidade e tecnologia Ann Cavoukian, da Universidade Ryerson, no Canadá, um sistema capaz de notar o quão rápido um indivíduo envelheceu pode ser usado para aumentar o preço de um seguro de vida ou de saúde, por exemplo.

SIGA A RENOVA

Compartilhe...

Share on whatsapp
Share on google
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email

Deixe seu comentário...

Veja também...