Português   English   Español

Erdogan derrotado em eleições nas maiores cidades da Turquia

Erdogan derrotado em eleições nas maiores cidades da Turquia
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

O partido governista AKP, do líder islâmico Erdogan, sofreu derrotas surpreendentes em eleições locais.


AKP, partido do presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, perdeu o controle da capital Ancara pela primeira vez desde sua fundação, em 2001, e também está a caminho de perder o maior dos prêmios em jogo, a cidade de Istambul.

Erdogan, que domina a política da Turquia desde que chegou ao poder 16 anos atrás, fez campanha incansavelmente nos dois meses anteriores à votação, que foi descrita por ele como uma “questão de sobrevivência” para o país.

Apesar dos comícios diários de Erdogan e da cobertura majoritariamente positiva da velha imprensa, os eleitores das duas maiores cidades disseram não para a influência do líder islâmico.

Emissoras turcas disseram que o candidato do opositor Partido Republicano do Povo (CHP), Mansur Yavas, teve uma vitória clara em Ancara. Já em Istambul, o CHP tinha quase 28 mil votos de vantagem enquanto as últimas urnas eram apuradas, registra o Estado de Minas.

A derrota do partido de raízes islâmicas de Erdogan em Ancara foi um golpe considerável para o presidente.

A derrota em Istambul, cidade três vezes maior do que a capital onde Erdogan iniciou sua carreira política e serviu como prefeito nos anos 1990, seria um choque de proporções ainda maiores.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...