Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Erdogan derrotado em eleições nas maiores cidades da Turquia

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia
Erdogan derrotado em eleições nas maiores cidades da Turquia

O partido governista AKP, do líder islâmico Erdogan, sofreu derrotas surpreendentes em eleições locais.

AKP, partido do presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, perdeu o controle da capital Ancara pela primeira vez desde sua fundação, em 2001, e também está a caminho de perder o maior dos prêmios em jogo, a cidade de Istambul.

Erdogan, que domina a política da Turquia desde que chegou ao poder 16 anos atrás, fez campanha incansavelmente nos dois meses anteriores à votação, que foi descrita por ele como uma “questão de sobrevivência” para o país.

Apesar dos comícios diários de Erdogan e da cobertura majoritariamente positiva da velha imprensa, os eleitores das duas maiores cidades disseram não para a influência do líder islâmico.

Emissoras turcas disseram que o candidato do opositor Partido Republicano do Povo (CHP), Mansur Yavas, teve uma vitória clara em Ancara. Já em Istambul, o CHP tinha quase 28 mil votos de vantagem enquanto as últimas urnas eram apuradas, registra o Estado de Minas.

A derrota do partido de raízes islâmicas de Erdogan em Ancara foi um golpe considerável para o presidente.

A derrota em Istambul, cidade três vezes maior do que a capital onde Erdogan iniciou sua carreira política e serviu como prefeito nos anos 1990, seria um choque de proporções ainda maiores.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email