Português  English  Español  Italiano  Français  Deutsch
Português  English  Español  Italiano  Français  Deutsch

Erupção do vulcão Anak Krakatoa gerou tsunami na Indonésia

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia
Erupção do vulcão Anak Krakatoa gerou tsunami na Indonésia

As ondas gigantes que atingiram a costa da Indonésia foram provocadas por deslizamentos sob a água causados por erupções do vulcão Anak Krakatoa, que fica em uma ilha.

O vulcão que provocou uma tsunami na Indonésia na noite deste sábado (22) nasceu emergindo do mar ao redor do lendário Krakatoa.

Segundo especialistas, o Anak Krakatoa foi formado por volta de 1928, na caldeira do lendário Krakatoa, que, em 1883, causou um episódio catastrófico.

O vulcão iniciou sua vida debaixo d’água, até sua cratera emergir, por volta de 1928. Tornou-se uma pequena ilha vulcânica, cuja cratera alcança agora uma altitude de 300 metros acima do nível do mar, registra o “UOL“.

Anak Krakatoa (“Filho de Krakatoa”, em indonésio) tem estado particularmente ativo desde junho, ocasionalmente enviando enormes nuvens de cinzas para o céu e em outubro um barco de turismo foi quase atingido por bombas de lava do vulcão em erupção.

A tsunami que atingiu a costa da Indonésia na noite deste sábado (22) foi uma assassina silenciosa. A erupção do Anak Krakatoa não gerou terremoto, o que normalmente dá as autoridades tempo para transmitir um alerta de tsunami. A população costeira do País foi pega de surpresa, conforme noticiou a RENOVA.

O vídeo abaixo foi publicado nas redes sociais neste domingo (23). É possível observar o vulcão ainda em erupção.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email