- PUBLICIDADE -

Erva marinha pode remover plásticos dos oceanos

Foto: Reprodução/Jordi Regàs
- PUBLICIDADE -

Os plásticos ficam presos em pradarias de ervas marinhas.

Um estudo publicado na revista Scientific Reports afirma que a erva marinha Posidonia oceanica é capaz de capturar e remover materiais plásticos que foram deixados no mar.

A pesquisa pioneira apresenta uma descrição completa do mecanismo natural de captação e retirada dos plásticos dos oceanos.

De uma forma simples: esta erva marinha incorpora os microplásticos a aglomerados de fibra natural em formas de bola, que são chamados de aegagropila.

A professora Anna Sànchez-Vidal, da Universidade de Barcelona, na Espanha, comentou sobre o estudo: 

“Tudo sugere que os plásticos estão presos nas ervas marinhas Posidonia. Nos campos, os plásticos são incorporados a aglomerados de fibra natural em forma de bola que são expulsos do meio marinho durante as tempestades.”

Erva marinha incorpora os plásticos a aglomerados de fibra natural em forma de bola.

Estas bolas de fibras e microplásticos são expulsas dos oceanos em períodos de ondas fortes e uma parte acaba amontoada nas praias.

As primeiras estimativas divulgadas pelos pesquisadores espanhóis revelam que as bolas produzidas pela Posidonia podem pegar até 867 milhões de plásticos por ano.

Anna Sànchez-Vidal acrescentou:

“Pelas análises, os microplásticos presos nas pradarias da Posidonia oceanica são principalmente filamentos, fibras e fragmentos de polímeros mais densos que a água do mar, como o polietileno tereftalato (PET).”

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -