Eslováquia vai transferir sua embaixada em Israel para Jerusalém

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

“A Eslováquia está a caminho de transferir sua embaixada para Jerusalém”, disse o presidente do Conselho Nacional, Andrej Danko, ao presidente israelense Reuven Rivlin, nesta quarta-feira (4).

Na terça-feira (3), uma delegação visitante de parlamentares eslovacos anunciou que o país do leste europeu também abrirá um centro cultural na capital de Israel, mas não deram um prazo para quando o novo centro seria aberto.

A mudança, quando se concretizar, marcará uma ruptura com a política da União Europeia sobre Jerusalém.

A decisão, tomada pelo primeiro-ministro eslovaco Peter Pellegrini, acontece depois que o presidente da Knesset, Yuli Edelstein, pediu para a Eslováquia seguir os passos da República Tcheca na abertura de um consulado honorário na cidade.

Edelstein agradeceu aos eslovacos, dizendo:

Esta é uma tremenda conquista diplomática para Israel e uma agradável surpresa para todos nós. Tenho certeza de que, quando delegações adicionais chegarem aqui, elas entenderão que Jerusalém é a eterna capital de Israel.

Em abril, o presidente tcheco, Milos Zeman, disse que seu país abriria um consulado e um centro cultural em Jerusalém. Zeman também reiterou sua intenção de transferir a embaixada tcheca de Tel Aviv para a capital israelense.

 

Traduzido e adaptado de JNS

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.