Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Partido conservador é favorito nas eleições da Eslovênia

Tarciso Morais

Tarciso Morais

COMPARTILHE

O Partido Democrata Esloveno (SDS), do ex-primeiro-ministro conservador Janez Jansa, é o claro favorito para vencer as eleições legislativas deste domingo (3) na Eslovênia, apostando na campanha em um forte discurso anti-imigração.

Os conservadores propuseram uma política nacionalista e contrária à chegada de imigrantes ilegais no país, parecida com a defendida pelo primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán.

Com exceção de uma única agremiação político, os demais partidos classificaram a política do SDS de radical, nacionalista e populista.

Esta será a oitava eleição na Eslovênia desde a independência do país em 1991.

De acordo com informações do BOL:

A ex-república soviética tem dois milhões de habitantes, faz parte da União Europeia desde 2004 e, três anos depois, adotou o euro como moeda.

O pleito ocorre uma semana antes do habitual, uma pequena antecipação provocada pela renúncia do então primeiro-ministro, o liberal Miro Cerar, devido a divergências na coalizão governista.

O SDS lidera a disputa com 30% dos votos e deve ter como principal adversário a Lista de Marjan Sarec (LMS), liderada pelo popular ator e humorista, que pode ficar com 15% dos deputados.

- PUBLICIDADE -
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram