Português   English   Español

Espião da China preso nos Estados Unidos

Um cidadão da China foi preso nesta terça-feira (25) em Chicago, nos Estados Unidos, acusado de ser um “agente ilegal” de seu país no território americano.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos afirmou que o homem foi identificado como Ji Chaoqun, de 27 anos.

Ele trabalhava sob as ordens de um oficial de inteligência do alto escalão do Ministério da Segurança do Estado da China na província de Jiangsu.

A ação acusa Ji de atuar nos Estados Unidos como agente de um governo estrangeiro sem notificar as autoridades locais.

Segundo o processo, apresentado na Corte do Distrito de Chicago, a missão de Ji no território americano era fornecer ao membro da inteligência chinesa informações sobre oito indivíduos que poderiam ser recrutados pelo Departamento de Segurança de Jiangsu.

Essas pessoas também eram cidadãos chineses que estavam nos Estados Unidos trabalhando como engenheiros e cientistas.

O comunicado ainda afirma que o preso chegou ao país em 2003, com um visto para estudar Engenharia Elétrica no Instituto de Tecnologia de Illinois, em Chicago.

Em 2016, ele se alistou como especialista em um programa das Forças Armadas que permite recrutar estrangeiros cujas capacidades são consideradas “vitais” para o interesse nacional americano.

No pedido para ingressar no programa, Ji negou ter contato com governos estrangeiros nos últimos sete anos. Além disso, em entrevista posterior com um oficial militar americano, não revelou os laços com o funcionário do governo chinês.

 

Adaptado da fonte EFE

Deixe seu comentário...

Veja também...

Newsletter Renova!

Preencha o formulário para assinar nossa newsletter.

Nome Email
newsletter