- PUBLICIDADE -

Espinossauro: o primeiro dinossauro nadador

Espinossauro: o primeiro dinossauro nadador
- PUBLICIDADE -

O gigantesco espinossauro, uma espécie de 97 milhões de anos, era capaz de viver em lagos e rios.

O Spinosaurus aegyptiacus era um nadador formidável, uma grande novidade entre os dinossauros, que, tradicionalmente, eram animais terrestres.

O espinossauro media mais de 15 metros da cabeça à ponta da cauda, com um peso de mais de 20 toneladas. O dinossauro passava a maior parte do tempo na água, alimentando-se de grandes peixes em rios e lagos.

O paleontólogo Paul Sereno, da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, disse que o espinossauro tinha um focinho como o de um crocodilo e um pescoço comprido.

Nizar Ibrahim, outro pesquisador do espinossauro, falou sobre o gigante nadador:

“Trabalhar neste animal tem sido como estudar um alienígena vindo do espaço; é diferente de qualquer outro dinossauro visto até então. Vale dizer que a criatura que descrevemos é o dinossauro mais enigmático que se tem, é o único que apresenta essas adaptações.”

A pesquisadora Simone Maganuco acrescentou:

“O espinossauro passava a maior parte do dia na água, capturando peixes e outras presas aquáticas, com as largas mandíbulas equipadas com dentes gigantescos que se encaixavam no focinho.”

E completou:

“O que mais nos surpreendeu, mais ainda do que a dimensão desse dinossauro, foram as proporções incomuns das extremidades, que são similares às dos antepassados das baleias, mas não às dos dinossauros predadores.”

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -