- PUBLICIDADE -

Estrutura do novo coronavírus transformada em música

Estrutura do novo coronavírus transformada em música
Imagem: Divulgação/Markus J. Buehler

- PUBLICIDADE -

O objetivo dos cientistas é criar uma outra forma de organizar as informações do coronavírus para melhor compreendê-lo.

Uma equipe de cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, traduziu a estrutura da coroa do novo coronavírus em música.

Usando uma técnica chamada sonificação, os pesquisadores atribuíram uma nota para cada aminoácido do vírus em uma escala musical. 

Em seguida, a equipe escolheu os instrumentos musicais com base em gostos pessoais, sendo o principal o koto, um instrumento típico do Japão

Logo após, uma inteligência artificial transformou a estrutura do vírus em música, gerando um áudio de quase duas horas. 

Apesar do viés artístico, a iniciativa tem grande valor científico. A sonificação ajuda a expressar informações de um jeito diferente do visto habitual pelos cientistas.

O pesquisador principal do estudo, Markus Buehler, que também musicista, declarou:

“Nossos cérebros são ótimos no processamento de sons. De uma só vez, nossos ouvidos conseguem captar todas suas características: tom, timbre, volume, melodia, ritmo e acordes. Para ver esses mesmos detalhes em uma imagem, precisaríamos de um microscópio de altíssima potência – e nunca conseguiríamos observar tudo ao mesmo tempo.”

E, segundo o site ClassicFm, acrescentou:

“Quem ouve a sinfonia relaxante sem saber sua história dificilmente imagina que o que está por trás dela é um vírus que já causou mais de 87 mil mortes pelo mundo. [A música] engana nosso ouvido da mesma maneira que o vírus engana nossas células. É um invasor disfarçado de visitante amigável.”

Confira a música do novo coronavírus no vídeo abaixo:

PUBLICIDADE

- PUBLICIDADE -

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -