- PUBLICIDADE -

Estudo aponta que psicopatas são mais propensos a sinalizar virtudes

Estudo aponta que psicopatas são mais propensos a sinalizar virtudes

- PUBLICIDADE -

Narcisismo, psicopatia e maquiavelismo. Pesquisadores conectam estas três características com indivíduos adeptos da “sinalização de virtudes”.

A “sinalização de virtude” (“virtue signaling”, em inglês) pode ser classificada como a ação de expressar publicamente opiniões com o objetivo de demonstrar o bom caráter ou a correção moral de sua posição em relação a um determinado assunto.

É aquele indivíduo que faz algum comentário de olho apenas na reação do público, sem qualquer respaldo na realidade. Ocorre geralmente quando se dá um apoio superficial a alguma causa “nobre”.

Uma nova pesquisa, que foi publicada no Journal of Personality and Social Psychology, analisa as “consequências da emissão de sinais de vitimização e de virtude”. 

Publicada por pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, a pesquisa detalha vários estudos que os autores realizaram sobre o assunto.

“Mostramos que indivíduos com traços da Tríade Sombria sinalizam com mais frequência vitimização virtuosa”, diz o resumo do estudo dos pesquisadores Ekin Ok, Yi Qian, Brendan Strejcek e Karl Aquino.

Na psicologia, existe um conceito chamado de “tríade sombria”. Este trio infame é composto de traços de personalidade que definem o que costumamos chamar de “pessoa ruim”. São eles: narcisismo, psicopatia e maquiavelismo.

Os pesquisadores canadenses chegaram a conclusão de que pessoas psicopatas, manipuladoras e narcisistas são praticantes mais frequentes da “sinalização de virtudes”.

No entanto, eles também não descartam que outros indivíduos possam ser adeptos desta prática, mesmo sem possuírem características presentes na tríade sombria.

PUBLICIDADE

- PUBLICIDADE -

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -