Português   English   Español
Português   English   Español

EUA anunciam cooperação com a Rússia na Síria para proteger Israel

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (16) que o governo dos Estados Unidos cooperará com a Rússia para garantir a segurança de Israel na Síria.

Em entrevista coletiva logo após o encontro de Trump com Putin na Finlândia, o presidente americano declarou:

Ambos falamos com Bibi (apelido do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanhay) e eles gostariam de fazer certas coisas na Síria relacionadas com a segurança de seu país. Rússia e Estados Unidos trabalharão juntos neste assunto.

Na entrevista coletiva conjunta, Vladimir Putin revelou que Israel tomou boa parte das quatro horas do encontro com Donald Trump, a primeira reunião formal entre eles desde que o republicano chegou ao poder em 2016.

Além disso, Putin pediu a Israel e à Síria para cumprirem o acordo de cessar-fogo de 1974 sobre as Colinas de Colã, ocupadas pelo Exército israelense durante a Guerra dos Seis Dias (1967).

Israel e Síria estão tecnicamente em guerra. As Colinas de Golã foram palco de vários incidentes desde o início do conflito na Síria em 2011. Em várias ocasiões, o governo israelense denunciou a presença na região de milícias iranianas e do grupo xiita libanês Hezbollah, leais ao governo de Bashar al Assad.

Ao concluir a cúpula, tanto Putin como Trump consideraram que a reunião foi útil e mudou a relação entre os dois países.

 

Com informações da Agência Brasil

Compartilhe...

Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
Share on reddit
Share on linkedin
Share on email

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...