Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

EUA assinam acordo para aumentar presença militar na Grécia

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia
EUA assinam acordo para aumentar presença militar na Grécia

“Nesse momento, as nossas relações bilaterais estão no melhor nível na história”, disse o chanceler dos EUA sobre a Grécia.

O chanceler dos Estados Unidos, Mike Pompeo, e o seu homólogo da Grécia, Nikos Dendias, assinaram, neste sábado (5), em Atenas, um acordo de cooperação militar.

O acordo amplia a presença militar dos Estados Unidos no país europeu, em meio às tensões locais com a o regime islâmico da Turquia.

O documento prevê o aumento das tropas na base aérea e naval de Suda, na ilha de Creta, nas bases aéreas de Larissa e Stefanovikio, na Grécia Central, assim como no porto de Alexandrópolis, no norte do país, perto da fronteira com a Turquia, informa a agência EFE.

“Nossos países sempre foram aliados. Nesse momento, as nossas relações bilaterais estão no melhor nível na história. Além do setor de defesa, nos interessa uma aliança com a Grécia em temas sobre energia”, afirmou Pompeo.

Dendias, por sua vez, afirmou que a Grécia “é um pilar de estabilidade, em uma região que tem sérios problemas de violações do direito internacional”, citando ações desestabilizadoras da Turquia na região.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email