Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
- PUBLICIDADE -

EUA buscam coalizão global contra o Irã

Tarciso Morais

Tarciso Morais

COMPARTILHE

A visita do principal diplomata dos EUA acontece após o acirramento das tensões nos últimos dias com o Irã.

O chanceler norte-americano, Mike Pompeo, inicia, nesta segunda-feira (24), viagem ao Oriente Médio com o objetivo de formar uma coalizão internacional contra o Irã.

Pompeo visitará a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, aliados sunitas dos Estados Unidos que temem o aumento da influência do Irã, país de maioria xiita.

A viagem de Pompeo para o Oriente Médio foi anunciada já pouco antes de sua partida, o que é um sinal de que as preparações ocorreram às pressas devido à imprevisibilidade dos desdobramentos da crise com o Irã.

Antes de embarcar, segundo a agência EBC, Pompeo declarou:

“Conversaremos sobre como assegurar que estejamos todos estrategicamente alinhados e de que forma podemos construir uma coalizão global, uma coalizão não apenas com os Estados do Golfo, mas também na Ásia e na Europa, que compreenda esse desafio e esteja preparada para se impor ao maior patrocinador do terror em todo o mundo.”

O secretário de Estado disse que seu objetivo no Oriente Médio é negar ao Irã os “recursos para apoiar o terror, desenvolver seu sistema de armas nucleares e seu programa de mísseis”, além de “manter a segurança dos interesses americanos e do povo americano em todo o mundo”.

- PUBLICIDADE -
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
VEJA TAMBÉM