Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
- PUBLICIDADE -

EUA a caminho da liderança mundial da produção de petróleo

Tarciso Morais

Tarciso Morais

COMPARTILHE

Os Estados Unidos vão superar a Rússia e se tornar o maior produtor mundial de petróleo até 2023, respondendo pela maior parte do avanço na oferta global da commodity.

Os dados foram divulgados pela Agência Internacional de Energia (AIE) em relatório sobre perspectiva para os próximos cinco anos.

A produção de petróleo bruto dos EUA deve atingir o nível recorde de 12,1 milhões de barris por dia (bpd) em 2023, representando alta de 2 milhões de bpd em relação a este ano, calcula a AIE, que presta consultoria a governos e empresas sobre tendências da indústria petrolífera.

Atualmente, os russos lideram a produção de petróleo, com cerca de 11 milhões de bpd.

O documento da AIE mostra que os EUA irão atingir novos marcos na forte expansão de sua produção de petróleo e gás, graças a avanços tecnológicos, melhora da eficiência e a frágil recuperação nos preços do petróleo que encoraja produtores de óleo de xisto a ampliar suas atividades de exploração.

Antes muito dependente de importações do Oriente Médio, os EUA estão ficando mais próximos de atingir a meta de produzir petróleo bruto suficiente para atender a demanda doméstica por produtos refinados, como gasolina.

Dos 6,4 milhões de novos barris de petróleo que serão produzidos diariamente entre hoje e 2023, quase 60% virão dos EUA, prevê a AIE.

A influência americana nos mercados de petróleo globais também deverá aumentar, e as exportações de petróleo dos EUA provavelmente mais do que dobrarão até 2023, para 4,9 milhões de bpd, de acordo com a AIE. Até 2015, os EUA não exportavam petróleo devido à legislação local, mas agora espera-se que o país vire um dos maiores exportadores mundiais em cinco anos.

 

Com informações de: [OPovo]
- PUBLICIDADE -
Error: Embedded data could not be displayed.
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
VEJA TAMBÉM
Error: Embedded data could not be displayed.