O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, expressou forte condenação à “repressiva” e “letal” resposta do governo esquerdista de Daniel Ortega contra as manifestações do povo da Nicarágua.
Em um discurso na Organização dos Estados Americanos (OEA) na segunda-feira (7), Pence pediu ao governo da Nicarágua para permitir a entrada da Comissão Interamericana de Direitos Humanos no país.
A nação centro-americana vive um período de crise. O governo Ortega está abalado por intensas manifestações que já duram semanas e contabilizam mais de 45 mortos.
‘Os Estados Unidos condenam essas ações brutais nos termos mais enérgicos possíveis. Pedimos ao governo de Ortega que permita que a CIDH entre na Nicarágua’, disse o vice de Trump.
Mike Pence acrescentou:
Nos unimos às nações de todo o mundo para exigir que o governo de Ortega responda às demandas do povo nicaraguense de uma reforma democrática e faça os responsáveis pela violência prestarem contas. O povo da Nicarágua merece algo melhor que o endurecimento da repressão do governo.
A CIDH, entidade autônoma da OEA, informou na quinta-feira passada que Manágua tinha rejeitado um pedido de visita ao país.
Com informações de: [BOL]