Português   English   Español

EUA dão 60 dias para Rússia respeitar tratado nuclear

O chanceler norte-americano Mike Pompeo ameaçou suspender as obrigações em tratado sobre armas nucleares caso a Rússia não o cumpra ‘plenamente’ no prazo de 60 dias.

O chefe da diplomacia americana, Mike Pompeo, deu um prazo de 60 dias para que a Rússia cumpra “plenamente” o tratado sobre armas nucleares conhecido como INF, do qual Washington ameaçou se retirar por descumprimento russo.

Após uma reunião da Otan em que recebeu o apoio dos aliados, o chanceler dos Estados Unidos afirmou:

Os Estados Unidos declaram hoje que a Rússia violou substancialmente o tratado e suspenderemos nossas obrigações (…) em 60 dias, a menos que a Rússia volte a cumpri-lo plenamente e de forma verificável.

Os aliados expressaram, em uma declaração de dez pontos, seu apoio aos Estados Unidos, cujo ex-presidente Ronald Reagan, assinou em 1987 este tratado de forças nucleares de alcance intermediário (INF, na sigla em inglês) com o então presidente soviético, Mikhail Gorbachev, em plena Guerra Fria.

As potências ocidentais consideram que um sistema de mísseis russo desenvolvido nos últimos cinco anos, conhecido como 9M729, viola o tratado INF, registra “O Dia“.

Deixe seu comentário...

Veja também...

Newsletter Renova!

Preencha o formulário para assinar nossa newsletter.

Nome Email
newsletter