Português   English   Español

EUA estabelecem primeiras sanções contra sauditas

EUA estabelecem primeiras sanções contra sauditas

O chanceler Mike Pompeo anunciou nesta terça-feira (23) que os Estados Unidos revogou os vistos dos sauditas acusados de matar o jornalista Jamal Khashoggi no consulado saudita em Istambul.

As medidas são as primeiras a serem tomadas pelo governo dos Estados Unidos em relação à Arábia Saudita sobre aquilo que a Turquia qualifica como um assassinato planejado e brutal do jornalista, no dia 2.

A porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, anunciou que 21 suspeitos sauditas na morte de Jamal Khashoggi terão seus vistos revogados ou serão considerados inelegíveis para obter um visto para entrar na América.

Segundo o jornal Washington Post, Mike Pompeo também estaria em conversas com o Departamento do Tesouro para que sejam impostas outras sanções contra os responsáveis pela morte do jornalista.

O New York Times informou que os EUA poderão tomar medidas com base na Lei Magnitsky, que permite à Casa Branca congelar ativos e proibir as viagens de pessoas declaradas culpadas de abusos contra os direitos humanos.

 

Adaptado da fonte Gazeta do Povo

Deixe seu comentário

Veja também...