O governo dos Estados Unidos decidiu fechar neste domingo (25) o posto de fronteira de San Ysidro, entre as cidades de San Diego e Tijuana, no México.
A medida foi tomada depois que centenas de imigrantes ilegais da América Central furaram um bloqueio da polícia do México com a intenção de entrar ilegalmente nos Estados Unidos.
O Escritório de Alfândegas e Proteção de Fronteira (CBP, em inglês) informou nas redes sociais sobre o fechamento da passagem, uma das mais transitadas do mundo.
Os fatos deste domingo (2) começaram quando centenas de migrantes conseguiram chegar ao edifício onde fica a guarita que conecta México e EUA, com o propósito de solicitar asilo no território americano.
Ao mesmo tempo, outro grupo de pessoas rompeu uma das cercas de segurança para tentar chegar à fronteira americana por outro caminho. No lado mexicano ocorreram confrontos entre os migrantes e as forças de segurança.
Um grupo de imigrantes escalou a primeira cerca da fronteira que separa ambos os países, mas a polícia americana usou gás lacrimogêneo e a maioria dos centro-americanos recuou.
Apesar das tentativas, até o momento nenhum membro da caravana, conseguiu pisar no território americano.
Migrantes da caravana tentam pular cerca que separa #México dos #EUA https://t.co/aQA1T8LW5F pic.twitter.com/Z5kL7Y51XK
— RENOVA (@RenovaMidia) November 25, 2018
Adaptado da fonte UOL