Casa Branca encerrou apoio a reabastecimento no Iêmen enquanto cresce pressão sobre Arábia Saudita.
Estados Unidos encerrou o reabastecimento de aeronaves da coalizão liderada pela Arábia Saudita combatendo rebeldes Houthi no Iêmen.
A interrupção é um aspecto divisivo do apoio norte-americano a uma guerra que levou o país do Oriente Médio à beira da fome.
Os Estados Unidos e o Reino Unido no fim do mês passado pediram cessar-fogo no Iêmen para apoiar esforços liderados pela ONU para acabar com uma guerra de quase quatro anos que já matou mais de 10 mil pessoas e desencadeou a crise humanitária mais urgente do mundo.
Segundo dados da Unicef, cerca de 400 mil crianças sofrem de desnutrição severa aguda no Iêmen e suas vidas correm perigo.
Aproximadamente 400 mil crianças sofrem de desnutrição severa aguda no #Iêmen e suas vidas correm perigo.https://t.co/w9HzvOKzY4
— RENOVA (@RenovaMidia) November 9, 2018
A Arábia Saudita tem uma frota de 23 aeronaves para operações de reabastecimento, incluindo seis Airbus 330 MRTT usados para o Iêmen, enquanto os Emirados Árabes Unidos dispõem de seis aeronaves Airbus.
O secretário de Defesa dos EUA, Jim Mattis, disse que o governo norte-americano segue trabalhando com a coalizão para minimizar as casualidades civis e expandir os esforços humanitários.
Adaptado da fonte Reuters