Português   English   Español

EUA vão superar Arábia Saudita na produção de petróleo

A produção de petróleo dos Estados Unidos alcançará maior nível em quase 50 anos, superando a Arábia Saudita e aproximando-se da Rússia, líder mundial neste quesito.

O relatório mensal divulgado nesta sexta-feira (19/01) em Paris pela Agência Internacional de Energia (AIE) prevê que os EUA aumentarão a produção de petróleo em 1,35 milhões de barris por dia, rivalizando com os dois gigantes que continuam limitando as extrações.

A produção de petróleo norte-americana apoia-se na subida do preço do produto, que aumentou para os maiores níveis desde 2014, ficando acima dos 60 dólares.

Em relação à OPEP, a agência prevê que o cartel mantenha os cortes de produção e respeite o acordo, que termina no final do ano e que levou ao corte de 400.000 barris por dia no ano passado.

Quanto à procura, a AIE mantém as previsões de crescimento para 2018 em 1,3 milhões de barris por dia para um total de 99,1 milhões de barris por dia.

Estas estimativas traduzem uma desaceleração da procura em relação a 2017 que se explica pelo encarecimento do produto, a diminuição do consumo na China associada às políticas ecológicas e à crescente concorrência do gás natural em alguns países.

 

Com informações de: [DNotícias]

Deixe seu comentário...

Veja também...

Newsletter Renova!

Preencha o formulário para assinar nossa newsletter.

Nome Email
newsletter