Português   English   Español

EUA suspendem venda de caças F-35 para a Turquia

EUA suspendem venda de caças F-35 para a Turquia
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Legislação de 2017 exige medidas punitivas dos EUA contra qualquer entidade que tenha relações “significativas” com a indústria de defesa russa.


O presidente norte-americano, Donald Trump, vai suspender a venda de mais de 100 caças F-35 para a Turquia.

A decisão dos Estados Unidos acontece após o presidente turco Recep Tayyip Erdogan adquirir o avançado sistema de defesa antiaéreo russo S-400.

Trump voltou a dizer, nesta terça-feira (16), que a Turquia, aliada na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), se viu forçada a comprar o sistema para atender suas necessidades de defesa porque o governo de Barack Obama, seu antecessor, não vendeu a eles o sistema equivalente americano, o Patriot, informa o jornal Gazeta do Povo.

A OTAN afirma que a posse do S-400 pelo regime islâmico turco é “incompatível” com a implantação do F-35, porque a tecnologia furtiva da aeronave pode ser comprometida se estiver próxima ao sistema da Rússia.

O Pentágono se mostrou preocupado de que o sistema russo possa ser usado por Moscou para coletar informações sobre os F-35 furtivos se os jatos forem entregues à Turquia.

A ação de chefe da Casa Branca pode afetar a economia turca dado o papel de Ancara como parceiro de fabricação do F-35. As empresas turcas produzem centenas de peças para o avião, registra o jornal Estado de Minas.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...