Eurodeputados virão ao Brasil avaliar situação de refugiados venezuelanos

Uma delegação do Parlamento Europeu (PE), composta por sete eurodeputados, vai ao Brasil e à Colômbia nesta segunda-feira (25) para avaliar a situação humanitária nas fronteiras com a Venezuela.

O eurodeputado português Francisco Assis, que vai liderar a visita ao Brasil entre os dias 25 e 29 de junho, declarou:

A delegação (do Parlamento Europeu) vai assistir à cerimônia de entrega de uma ajuda no valor de 5 milhões de euros ao estado brasileiro. Se, porventura, se identificar que há necessidade de uma ajuda maior, havendo disponibilidade da União Europeia para situações desta natureza, certamente será dado este apoio.

Ele explicou que o objetivo da viagem ao Brasil é visitar os campos de refugiados da Venezuela que, por razões diversas, nos últimos meses deixaram o país e passaram para o outro lado da fronteira.

O eurodeputado de Portugal acrescentou:

Nós temos conhecimento que em Roraima, em particular, há muitos venezuelanos, muitos deles estão nesses refúgios criados pelas autoridades brasileiras, a maior parte deles em Boa Vista e muitos em Pacaraima, cidade que fica na fronteira com a Venezuela. Nossa missão é perceber qual é a situação em que as pessoas se encontram e sensibilizar a União Europeia para prestar apoio ao estado brasileiro, que está acolhendo os refugiados.

 

Com informações de Agência Brasil
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia