Ex-CEO da Google prevê divisão da Internet em duas

Idiomas:

Português   English   Español
Ex-CEO da Google prevê divisão da Internet em duas
TARCISO MORAIS
TARCISO MORAIS
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

O ex-CEO da Google, Eric Schmidt, afirmou durante um evento privado em São Francisco que a Internet se dividirá em duas na próxima década: uma controlada pelos EUA e outra pela China.

O comentário de Schmidt veio após o economista Tyler Cowen lhe ter perguntado se, nos próximos 10-15 anos, a Internet poderia se fragmentar em três ou quatro sub-redes com regulações diferentes e acesso limitado.

Eric Schmidt respondeu:

Acredito que o cenário mais provável por enquanto não é uma fragmentação, mas uma bifurcação em uma Internet controlada pela China e outra não chinesa, controlada pelos EUA.

Para Schmidt, a mudança se deverá ao fato de a Internet da China e as empresas do país que operam na web estarem se desenvolvendo de “forma fenomenal”, constituindo uma grande parte do PIB chinês.

O ex-CEO da Google acrescentou:

Se olharmos para a China, e eu estive lá recentemente, a escala das empresas e dos serviços que estão sendo criados, a riqueza que está sendo gerada, é fenomenal. A quota-parte da Internet chinesa no PIB do país, que é um número grande, é maior que nos EUA.

Segundo Schmidt, os chineses não são apenas “bons na Internet”, mas, com o processo atual de globalização, eles conseguem “jogar” na área e acredita que o mundo ainda verá uma “liderança fantástica” do gigante asiático em produção de bens e serviços.

Schmidt ressaltou:

Há uma real ameaça de que, junto com aqueles produtos e serviços, venha um regime de liderança diferente, com censura, controles etc.

 

Adaptado da fonte Sputnik

Newsletter RENOVA

Receba diariamente as últimas notícias do Brasil e do Mundo.

Curta e compartilhe esta notícia

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email

Deixe seu comentário

Veja outras notícias em destaque